Os vários Brasis, por Aziz Ab'Saber

    No oitavo episódio de "Intérpretes do Brasil" de Aziz Ab’Saber intitulado "Os Vários Brasis", o palestrante reflete sobre a natureza vasta e complexa do Brasil, com foco em seus distintos domínios e nos impactos da atividade humana. Ele conta anedotas pessoais sobre o professor brasileiro que ficou surpreso com as possibilidades de viagem entre São Paulo e o Paraguai. Por meio dessa discussão, o palestrante enfatiza os processos históricos e de desenvolvimento urbano em cada domínio, destacando a região amazônica, que enfrenta urbanização, industrialização, desmatamento e pobreza. Ele também discute os desafios da região semiárida das Caatingas, os métodos de captação de água em diferentes partes do Brasil e o desaparecimento de regiões culturais e formações naturais. O palestrante defende a conservação da água e a preservação de ecossistemas e regiões culturais únicas, enfatizando a diversidade do Brasil e a necessidade de uma abordagem política abrangente para atender às necessidades de todas as comunidades do país.

 

    O palestrante lembra de um professor que ao chegar em São Paulo e aprender algo sobre o Brasil, expressou que era possível viajar de São Paulo para o Paraguai sem emissão hoje. O palestrante então compartilha sua perspectiva sobre o Brasil como um país vasto e complexo, com foco em seus distintos domínios da natureza e nos impactos da atividade humana. Ele menciona que cada domínio tem processos históricos e de desenvolvimento urbano únicos, com resultados positivos e negativos. O palestrante destaca a região amazônica, que passa por urbanização e industrialização, mas também enfrenta desmatamento e perturbações ecossistêmicas. Conclui expressando preocupação com a pressão para o desenvolvimento, que ameaça áreas menos interferidas, como a Amazônia, e pode levar ao aumento da pobreza e ao declínio das tradições das pessoas que vivem às margens dos rios. O palestrante descreve o sistema fluvial brasileiro, que inclui o famoso rio Amazonas, como uma rede enorme e intrincada.

    Aziz Ab’Saber discute a biodiversidade da região amazônica e seus desafios, com foco no domínio semiárido denominado Caatingas . Esta região, que ocupa 750 mil quilómetros quadrados, está situada entre duas terras altas e regista temperaturas extremas de 27-29 graus Celsius e baixa precipitação. Devido ao seu clima único, a produtividade agrícola é um desafio, levando a uma exploração expansiva da terra para a pecuária e ao desenvolvimento de cidades dependentes da água. Estas circunstâncias causam sérios problemas às pessoas que vivem na área, uma vez que dependem de soluções dispendiosas, como cavar poços para ter acesso à água. O palestrante enfatiza a urgência de os governos e as pessoas reconhecerem esses desafios, já que a região semiárida da Amazônia, sendo a mais populosa do mundo com seu clima severo, enfrenta dificuldades significativas.

    Ele discute as formas pelas quais diferentes regiões do Brasil obtêm água e a importância da conservação da água. Ele descreve como os Nordestinos coletam água com cerâmica rústica e explica que esse método fornece menos água do que o utilizado na região Sudeste do país, conhecida pelo alto consumo de água. O palestrante expressa seu fascínio pelo assunto e educa os telespectadores sobre a importância de economizar água. Além disso, discute a complexa organização dos "mar de morros" ou planaltos interiores e sua importância no desenvolvimento cultural e de infraestrutura do Brasil. 

    Aziz também discute o desaparecimento de formações naturais e regiões culturais no Brasil. Ele enfatiza a importância de preservar ecossistemas únicos, como os pinhais do Paraná, antes que desapareçam completamente. O palestrante menciona as galerias subtropicais que existiam em certas áreas, mas foram substituídas por plantações de arroz, levando a um impulso para a criação de reservas naturais que preservem todo o ecossistema, incluindo solo, vegetação e condições climáticas. Essas unidades se espalharam por todo o Brasil devido aos esforços dos conservacionistas. O palestrante ressalta que não existe apenas um Brasil, mas muitas regiões e diferenças culturais, e o desafio é compreender e preservar a singularidade de cada região. O palestrante, que nasceu em São Paulo, vê o Brasil como um todo de norte a sul e com sua população diversificada. Ele defende uma abordagem política abrangente que considere as necessidades de todas as comunidades do país

Resumo de Aziz Ab'Saber

Nascimento 24 de outubro de 1924, São Luís do Paraitinga, Brasil
Falecimento 16 de março de 2012, São Paulo, Brasil
Formação Graduação em História Natural (1945), Doutorado em Geologia (1950)
Contribuições
  • Desenvolveu estudos sobre o relevo brasileiro.
  • Contribuiu para a compreensão da paleoclimatologia.
  • Trabalhos relevantes sobre a ecologia de paisagens.
  • Envolvimento em questões ambientais e defesa da natureza.
Reconhecimento Prêmio Vautrin Lud, considerado o "Nobel" da Geografia (1994)