
Conteúdos - 2° Ano do Ensino Médio
Conteúdo | Resumo |
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Evolução científica | Estudo da evolução do conhecimento científico ao longo da história. |
Método científico | Abordagem sistemática para investigar fenômenos, formular hipóteses e validar teorias. |
Caracterização ambiental do Brasil | Estudo da geomorfologia, climatologia, hidrografia e vegetação brasileiras. |
Biomas e domínios morfoclimáticos | Análise dos diferentes biomas presentes no Brasil e suas características. |
Questão ambiental brasileira | Exploração dos marcos legais, problemas ambientais, desenvolvimento sustentável e indicadores sociais. |
Ciência e Tecnologia | Estudo da ética, cientificismo, fenômenos demográficos, espaço rural e espaço urbano brasileiros. |
A área de Ciências Humanas, no Ensino Fundamental, define aprendizagens centradas na análise, comparação, interpretação e construção de argumentos, por meio da utilização de conceitos e recursos fundantes da área. No Ensino Médio, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas amplia essa base conceitual e, mantendo referência às principais categorias da área, concentra-se na análise e na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.
Os conteúdos trabalhados nesta dimensão possibilitam ao estudante um contato com uma educação que deve estar comprometida com o seu desenvolvimento integral, com saberes que lhe permitam compreender o mundo, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade intelectual e do senso crítico, que contemplem sua formação como pessoa, como cidadão e como sujeito ético e que valorizem a pluralidade cultural das sociedades.
Nesse sentido, os conteúdos desta dimensão proporcionarão um campo de atuação em que os conhecimentos científicos contemplem o eixo da sustentabilidade para a promoção de uma qualidade de vida que respeite o meio ambiente. Tendo sempre em mente o questionamento e a desnaturalização dos fenômenos sociais como norteadores teóricos da Área de Ciências Humanas, haverá a possibilidade de construir um olhar ou uma leitura consciente da historicidade das escolhas, possibilitando o exercício da liberdade e da autonomia.